Uma pesquisa realizada pela Nokia em 13 países mostra que somente 3% das pessoas que usam celular no mundo têm o hábito de reciclar seus aparelhos antigos. No Brasil, este número é ainda menor, apenas 2%. Ao invés de destinar à reutilização, elas preferem guardar os aparelhos em casa, diz o estudo. O motivo para número tão pequeno está relacionado aos hábitos dos consumidores, já que três em cada quatro usuários nem sequer pensam em reciclar seus aparelhos e quase a metade simplesmente ignora que isso seja possível.
No Brasil, cerca de 32% dos usuários guardam seus aparelhos velhos em casa e para quase 80% não passa pela cabeça destinar os celulares para a reciclagem. Em nível global, 74% disseram que não pensam em reciclar seus telefones, apesar do fato de que quase o mesmo número, 72%, achar que a reciclagem faz diferença para o meio ambiente. Além do fundo do armário, a pesquisa apontou também que há outros destinos para os aparelhos antigos: um quarto doa os celulares para amigos ou familiares e 16% vendem nos chamados mercados emergentes.
Economia considerávelDe acordo com a pesquisa, atualmente existem cerca de três bilhões de usuários de celular no mundo e a média é de cinco aparelhos para cada pessoa. Se todos eles devolvessem pelo menos um aparelho em desuso, seria possível economizar 240 mil toneladas de matéria prima. Vale lembrar que, atualmente, a maioria das empresas de telefonia tem postos de coleta de aparelhos usados.
(OEco, 10/07/2008)