O diretor de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério da Costa, apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos aos integrantes do Comitê Técnico de Saneamento da 17a reunião do Conselho das Cidades nesta quarta-feira (9), em Brasília.
Silvano Costa informou que as 13 maiores cidades brasileiras produzem 32% de todo o resíduo urbano coletado, mas 59% dos resíduos do País têm como destinação final os lixões e apenas 2,8% são reciclados.
Durante a reunião dos conselheiros, que vai até 10 de julho, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Vicente Andreu, destacou que os grandes problemas ambientais estão no espaço urbano e a Política Nacional de Resíduos Sólidos vai atender aos interesses coletivos.
Para o diretor, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos será um grande passo rumo à preservação do meio ambiente. E o Projeto de Lei nº 1991/07 tem sido amplamente discutido nas audiências públicas realizadas pelos parlamentares do grupo de trabalho que examina o parecer da Comissão Especial sobre Resíduos Sólidos, na Câmara dos Deputados, mas as entidades precisam se aproximar e acompanhar as discussões, concluiu Silvano.
O texto do PL nº 1.991/07 do Executivo estabelece diretrizes para reduzir a geração de lixo e combater a poluição e o desperdício de materiais descartados pelo comércio, pelas residências, pelas indústrias, por empresas e hospitais.
(
MMA, 10/07/2008)