Ao mesmo tempo em que o leito do Arroio Tega começa a ser rebaixado, a construção de estações de tratamento e de redes de canalização para ajudar no Plano de Despoluição dos Arroios continua. A intenção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) é elevar o índice de tratamento de esgoto dos atuais 12% aos 86% até 2012.
Para atingir essa meta, que colocaria Caxias do Sul em um alto patamar nacional, todos os sistemas (Pinhal, Belo, Pena Branca, Samuara e Tega I e II) estão com obras em andamento. De acordo com estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2006, em todo o país são tratados apenas 32,2% dos 48,3% de esgoto coletado nas cidades.
- Este trabalho ocorre dentro do cronograma. Todos os trechos das redes estão em obras, e temos a intenção de acelerá-las - propõe o diretor-geral do Samae, Marcus Vinicius Caberlon.
Segundo informações do Samae, em 2004, somente 4% do esgoto era o tratado na cidade. Entretanto, mesmo com os trabalhos atuais em fase de execução, este número não crescerá de maneira gradual, ano a ano.
- Teremos um salto por volta de 2010, quando muitos dos sistemas estarão funcionando e de forma integrada - vislumbra o diretor-geral do órgão.
(Pioneiro, 11/07/2008)