Campanha de conscientização ambiental está acontecendo nesta quinta e sexta-feira Duas unidades móveis providas de opacímetros – equipamento eletrônico que mede a emissão de fumaça preta dos veículos a diesel – estão sendo utilizadas desde ontem (10/07) em uma inspeção de caráter educativo, que está sendo realizada no Sesc Itaquera, zona leste da capital, no âmbito da campanha Operação Inverno 2008, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB. Dos 26 ônibus de fretamento que passaram pela avaliação gratuita nesta quinta-feira, 46% (12 veículos) foram reprovados no teste, indicando a desregulagem do motor e consequente emissão excessiva de fumaça preta, acima dos padrões ambientais. A iniciativa faz parte do “Respira São Paulo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e conta com o apoio do CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petroleo e do Gás Natural, da Bosch Truck Service e da Filtros Mann.
Esta campanha educativa no Sesc Itaquera não penaliza o motorista em caso do veículo ser reprovado no teste. Visa principalmente conscientizar os condutores sobre a necessidade da regulagem do motor, que pode ser feita em uma das oficinas credenciadas pela CETESB, assim como fornecer subsídios técnicos para as futuras práticas de inspeção veicular e fiscalização da emissão de fumaça preta com o uso do opacímetro, no Estado de São Paulo. A utilização deste aparelho para efeito de fiscalização depende de uma mudança na legislação ambiental, que atualmente prevê apenas o uso da chamada Escala de Ringelmann - uma escala colorimétrica, do cinza claro ao preto, utilizada para comparar a cor da fumaça que sai do cano de escapamento.
Até o final de agosto, dentro da Operação Inverno 2008, a CETESB desenvolverá várias ações de inspeção e fiscalização na Região Metropolitana de São Paulo e no Interior do Estado, para combater a emissão de fumaça preta. De 16 a 18 deste mês, os técnicos da CETESB farão uma inspeção educativa na cidade de Aparecida, durante a Feira do Carreteiro. No final do mês, está previsto um mega-comando de fiscalização, em várias rodovias de acesso a São Paulo.
(Por Renato Alonso e Pedro Calado,
Ascom Cetesb, 10/07/2008)