O deputado Sandro Boka, ao fazer seu discurso na tribuna da Assembléia Legislativa, terça-feira, mostrando a edição de sexta-feira do Jornal Agora do Rio Grande, que traz como manchete de capa: Refinaria Ipiranga reduz produção para não parar, fez um alerta sobre a difícil situação da Refinaria Ipiranga. Salientou que um dos maiores patrimônios do Rio Grande do Sul e do Brasil, e que já foi a precursora em termos de refino de petróleo do País, está sendo literalmente apagada.
Boka aproveitou para cobrar novamente o compromisso assumido pelas empresas Braskem, Ultra e Petrobras com o Brasil, o Rio Grande do Sul e aqueles que fazem a Ipiranga: seus acionistas, funcionários, parceiros, comunidade e consumidores, mostrando um panfleto que reproduzia o comprometimento assumido pelo Grupo Ultra com a manutenção da marca Ipiranga, além do crescimento do Pólo Petroquímico Sul e com a continuidade operacional da Refinaria.
Ratificou em seu pronunciamento que reconhece o esforço feito pelas três empresas na manutenção das operações da Refinaria, mas ao mesmo tempo destaca a sua preocupação com os constantes prejuízos que estão sofrendo e até quando suportarão esse quadro negativo. O deputado Sandro Boka relatou o ambiente ruim que estão vivendo as pessoas que trabalham na Refinaria de Petróleo Ipiranga. Citou os técnicos, que representam a mão-de-obra qualificada, que estão buscando outras alternativas de trabalho, causada pela instabilidade do momento, e que estão convivendo com a possibilidade do desemprego estar batendo em suas portas. O caminho que está sendo construído como uma saída para resolver essa crise, seria, conforme o deputado Boka, a Petrobras assumir o controle total da Refinaria Ipiranga.
"Entendemos que a única saída para a Ipiranga é a Petrobras encampar definitivamente a Refinaria, já que a estatal consegue extrair petróleo a um custo bem mais baixo, o que viabilizaria a nossa Ipiranga, que é de todos os gaúchos", conclui. O deputado Boka informou ainda que na próxima semana um grupo de deputados tentará uma audiência com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, buscando arrancar um compromisso da direção desta estatal, para manter viva a Refinaria Ipiranga em Rio Grande. O deputado Raul Pont, que está integrando a Comissão Externa da Assembléia Legislativa para a instalação da Planta de GNL no RS, está agendando com o presidente da Petrobras e com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, audiências que tratarão da situação da Refinaria Ipiranga.
(Jornal Agora, 11/07/2008)