A maleta traz um conjunto de materiais de diferentes recursos, como áudio e pintura, com o viés da educação ambiental, que vem ao encontro com a proposta do Instituto
O Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa (Ipep), através de uma parceria firmada com o Canal Futura, está implementando o projeto “Maleta Futura - meio ambiente na região da Campanha”. Entre os temas abordados pela iniciativa, estão as mudanças climáticas, desmatamento, reciclagem, permacultura e segurança alimentar, presentes no conteúdo da “Maleta Futura”. O projeto é uma criação do Canal Futura.
Através de parceiros estrategicamente selecionados, essas maletas estão chegando a diferentes cidades do Brasil, com a missão de ser a base para projetos de excelência em educação ambiental. De acordo com um dos integrantes do Ipep, André Netto, estão sendo distribuídas cem maletas pelo Brasil, seis delas foram destinadas a Bagé.
“O Ipep foi convidado pelo Canal Futura para ser o responsável pela divulgação, acompanhamento e avaliação dos trabalhos elaborados a partir desse material, na região compreendida pelo Pampa Gaúcho”, conta Netto. Para estender a abrangência desse projeto, o órgão está preparando um amplo conjunto de ações, que pretende contemplar todas as escolas do município de séries finais e Ensino Médio.
Para alcançar o objetivo, o instituto formatou o projeto “Terra viva – Maleta Futura meio ambiente”, que deve ser mostrado em conjunto com o evento de lançamento da maleta, neste dia 14, às 14h, na sede do Ipep, em Bagé.
O coordenador geral do Ipep, João Rockett, acredita que o projeto possibilita a ampliação da consciência ambiental, por meio da integração de várias áreas do conhecimento, proporcionando uma visão sistêmica do ambiente e de suas relações como um todo.
O conteúdo da maleta
A maleta traz um conjunto de materiais de diferentes recursos, como áudio e pintura, com o viés da educação ambiental, que vem ao encontro com a proposta do Instituto. Cada maleta contém material impresso, audiovisual e institucional produzido pelo Canal Futura e instituições especializadas em trabalhos ambientais, como o Greenpeace e Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Uma das contribuições do Ipep ao projeto foi a doação de revistas Permacultura Latina, edição que trata sobre bioconstrução.
O trabalho é desenvolvido através de convênio com instituições de referência, que têm como meta desenvolver atividades com os públicos a partir dos temas e conteúdos propostos no projeto. No Rio Grande do Sul, além do Ipep, também integram o projeto o Núcleo Sócio-Ambiental Araçá-Piranga, do Vale dos Sinos, a Fundação Gaia, da Região Metropolitana e a Guardiões da Vida, da Região do Planalto.
Após um ano de uso da maleta, as entidades conveniadas têm o compromisso de enviar ao Canal Futura um relatório sobre as atividades que foram desenvolvidas, contendo observações sobre os conteúdos ofertados e sugestões de temas a serem abordados pela programação do canal.
(Jornal Minuano, 11/07/2008)