O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu nesta quinta-feira (10) que a UE (União Européia) alcance um acordo até o final do ano sobre as medidas de economia energética e o combate à mudança climática, a fim de ter armas para pressionar países como China e Índia.
Para Sarkozy, a Europa deve chegar "unida", após aprovar essas medidas, às negociações da ONU pós-Kyoto sobre a redução das emissões. Sarkozy pediu que os 27 países da UE aceitem o pacote sobre energia e mudança climática até o final do ano, e advertiu que, "se entrarmos em uma negociação Estado por Estado, não temos nenhuma possibilidade de ter êxito".
O presidente afirmou que o pacote de medidas sobre energia e mudança climática "é para nós uma prioridade absoluta", já que "a Europa deve mostrar o caminho" no plano internacional. As outras prioridades que Sarkozy destacou para o semestre da presidência francesa da UE são o pacto europeu de imigração, a potencialização da defesa européia e a manutenção da Política Agrícola Comum (PAC).
(Efe, Folha Online, 10/07/2008)