A Tractebel Energia anunciou ontem a compra de duas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) por R$ 203,9 milhões. As empresas adquiridas ainda apresentam dívida líquida de R$ 110 milhões.
De acordo com Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Gama Participações, controlada pela Tractebel, fechou a compra da Tupan Energia Elétrica, empresa com sede em São Paulo, e da Hidropower Energia, com sede no Estado do Mato Grosso.
A Tupan detém autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para explorar a Pequena Central Hidrelétrica Rondonópolis, que tem capacidade instalada de 26,6 MW e está em operação comercial desde dezembro de 2007.
A Hidropower explora a Pequena Central Hidrelétrica Engenheiro José Gelazio da Rocha, que possui capacidade instalada de 23,7 MW e opera comercialmente desde fevereiro de 2007.
Ainda de acordo com o comunicado, a totalidade de energia proveniente das duas PCHs está contratada com a Eletrobrás, através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).
"A operação representa mais um passo da Tractebel em sua estratégia de crescimento no setor elétrico brasileiro e acarretará sinergia operacional com a Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, detida pela Energia América do Sul Ltda., também controlada pela Tractebel", aponta o comunicado.
A consumação da operação está sujeita a algumas condições, como a aprovação da Aneel, da Eletrobrás e dos acionistas da companhia em assembléia. A compra também será apreciada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
(
Valor Online, 09/07/2008)