Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) voltaram a ocupar a Fazenda São Paulo, em Barbosa Ferraz, na região Centro-Oeste do estado, nesta quarta-feira (9). A propriedade havia sido desocupada há 15 dias. Desde a reintegração de posse as famílias estavam acampadas em um terreno cedido pela prefeitura, onde funcionava o antigo lixão da cidade.
A propriedade de 414 hectares foi ocupada pela primeira vez em 22 de novembro de 2005. O proprietário Carlos Alberto Consoni Gomes só conseguiu na Justiça a reintegração de posse da área dois anos depois. No dia 26 de junho, os sem-terra deixaram o local pacificamente após uma negociação com a Polícia Militar (PM) para que o milho plantado na propriedade pudesse ser colhido.
“Voltamos para colher e plantar novamente”, disse um dos lideres do movimento, Alex Gonçalves. Uma das integrantes do Movimento que não quis se identificar lembrou que as famílias voltaram para permanecer definitivamente na propriedade. “Sair novamente jamais”, afirmou.
De acordo com o comandante do destacamento da PM de Barbosa Ferraz, Marco Antônio da Silva, o polícia está acompanhando a movimentação do MST à distância e aguarda a ordem judicial de uma nova reintegração de posse. O proprietário foi procurado, mas não foi localizado.
(
Gazeta do Povo, 10/07/2008)