RIO - Quatro pingüins foram encontrados em praias de Rio das Ostras, na Região das Baixadas Litorâneas, até esta quarta-feira. Os animais foram recolhidos pelo Departamento de Proteção Ambiental (Depa) e cuidados pelos veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Dois animais chegaram à Praia de Mar do Norte, outro, à Praia de Costazul, na altura da Enseada das Gaivotas. Um quarto pingüim foi encontrado na Praia do Abricó. Destes, dois estavam muito machucados e morreram. Os outros receberam tratamento veterinário e foram encaminhados ao zoológico de Niterói.
A bióloga Silvana Sarzedas, da Secretaria de Meio Ambiente, explica que os pingüins acompanham as correntes marítimas frias e o surgimento desses animais na região é mais comum nessa época do ano. Segundo ela, os animais que aparecem nas praias são os que se dispersaram de seus grupos. A bióloga esclarece que a população não deve fazer o recolhimento e sim, acionar os técnicos da prefeitura.
- Além disso, nem todos precisam ser recolhidos; alguns estão somente cansados. Quando estiver saudável, o animal deve permanecer no ambiente e seguir o seu curso natural - explicou.
(
JB, 10/07/2008)