Funcionários da Corsan já estão trabalhando no projeto aprovado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento, em Rio Grande. Orçado em mais de R$ 20 milhões, as obras aprovadas pelo governo federal consistem na extensão da rede de esgoto de parte do bairro Cidade Nova e outras localidades do Município.
Segundo o chefe do Departamento de Obras da Companhia no Município, Eduardo Guimarães, a primeira etapa está sendo realizada na rua Alan Kardec, onde os funcionários atuam no assentamento do emissário, que ligará a elevatória do bairro Navegantes ao sistema já existente naquela localidade. "O esgoto cai numa estação elevatória que seguirá, através de uma linha de recalque, até o atual sistema", explica.
Ele diz que as obras seguem ritmo lento, cenário que deverá ser agilizado até o final deste mês. "A próxima etapa, possivelmente, será a retomada do emissário na rua Valporto, continuando a rede para o lado da Refinaria Ipiranga, oportunizando a ligação deste e dos bairros Getúlio Vargas e Santa Tereza ao sistema geral", fala.
Guimarães ressalta que três editais para a contratação de empresas ainda estão na rua, à espera dos vencedores. Quanto à aquisição dos materiais, equipamentos e tubulações, de acordo com o chefe de obras, esta já foi praticamente concluída.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 10/07/2008)