Ao invés de serem descartadas, as garrafas pet agora ganharam uma utilidade digna
Elas são transformadas em brinquedos e flores para alegrarem o Dia das Crianças e embelezarem árvores de Natal. Essa é a missão do Grupo Parceiros Voluntários, que ontem realizou uma oficina de reciclagem para representantes do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania e João-de-barro.
De acordo com a coordenadora do Parceiros Voluntários em Bagé, Liselene Severo Bidone, as garrafas pet são transformadas em bilboquês, vai-e-vem e carrinhos que serão distribuídas a crianças carentes no dia 12 e outubro. Segundo ela, em breve uma equipe de voluntários iniciará o cadastramento das crianças na periferia. A iniciativa, ao mesmo tempo em que leva alegria aos necessitados, ainda contribui para a conscientização ambiental e difunde a reciclagem.
As flores dos mais diversos modelos e cores também são feitas a partir garrafas pet que seriam descartadas. Essas flores formarão inúmeras guirlandas que deverão enfeitar uma grande árvore de Natal que será instalada na cidade. Liselene revela que o local em que árvore será construída ainda não foi definido, tendo em vista a infinidade de locais bonitos e de grande circulação que existe em Bagé.
A oficina realizada ontem pela instrutora e voluntária Jerusa Nunes Alves foi direcionada aos cerca de 25 representantes do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania e João-de-barro. Eles serão os responsáveis pela disseminação da idéia em seus grupos e trabalharão com o objetivo de confeccionar o maior número possível de peças. Liselene enfatiza que o grupo está aberto para voluntários que queiram colaborar com idéias e sugestões de novas peças para os dois projetos. Ela ainda salienta que os interessados em doar garrafas pet podem entrar em contado com os Parceiros Voluntários através do telefone 3242-5022.
(Jornal Minuano, 10/07/2008)