Durante a reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), foi lançado oficialmente o projeto ÓleoFuturo – Uma gota de consciência. Mais de 80 pessoas participaram do evento ocorrido terça-feira(08/07) no Roma Buffet. Além do lançamento da campanha, oportunidades de conhecimento foram divulgadas.
O diretor da Escola de Educação Profissional Senai Carlos Tannhauser, de Santa Cruz do Sul, Wanderlei Zamberlam convidou os participantes para o 1º Workshop Tecnológico organizado pela unidade. O curso começou terça e se estende até hoje, com uma programação voltada a profissionais da área industrial, estudantes e interessados em geral.
João Estevam Bernardes de Moraes, bacharel em Ciências Contábeis, antecipou assuntos que serão abordados na palestra Cálculo e Interpretação dos Direitos Trabalhistas. O curso é realizado entre os dias 21 e 23, no auditório da Caciva. O consultor destacou a importância de o contabilista estar informado sobre administração, informática e legislação. “O problema todo não é o cálculo, mas chegarmos ao cálculo”, explicou Moraes.
Vida e poluição não se misturam
Lançada durante a reunião-almoço, a campanha ÓleoFuturo é resultado de uma parceria entre clubes de serviço, entidades representativas, administração municipal e poder judiciário. A coordenadora da Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, Celi Dillenburg salienta a participação da Caciva e do Centro Promocional João XXIII.
Com o objetivo de preservar o meio-ambiente, a iniciativa pretende recolher o óleo utilizado na culinária e impedir a poluição de terrenos e águas. Quando despejado no ralo da pia ou no quintal, o produto impermeabiliza a terra e impede o consumo da água poluída. Para reparar os danos causados pelo derrame inadequado, são necessários procedimentos químicos caros e, em alguns casos, prejudiciais à saúde.
“Nós sabemos que água e óleo não se misturam. Vida e poluição também não”, observa Celi. A coordenadora explicou o surgimento da idéia e os procedimentos para a realização da campanha, complemento da iniciativa do Rotary Club, SOS Castelhano. Celi mostrou sabões e detergentes, trabalhos experimentais fabricados com o óleo reciclado.
O diretor Marcel Coutinho e a diretora de criação Joana Heck, colaboradores da Traço D, mostraram como foi o processo de criação e elaboração da campanha. A empresa, voluntariamente, se responsabilizou pelos fôlderes e banners de divulgação do ÓleoFuturo. Para o presidente da Caciva, Silvano Hansel, é importante iniciar ações de preservação ambiental. “É uma campanha que nós temos que começar a tratar com muito carinho porque dela depende o nosso futuro”, justifica.
Realização: Caciva, Parceiros Voluntários, Brasfumo, Alliance One e Unimed
Apoio: SOS Arroio Castelhano, Banrisul, Semma, Folha do Mate, Centro Promocional João XXIII, Ilex, Terra FM, Tabacum, Traço D e Rádio Venâncio Aires.
Pontos de coleta: Lehma Bonfim, Lenz, Imec, Krofam, Rede Vivo, Frey, Sesc e Senai.
(Folha do Mate, 10/07/2008)