A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) participou, na manhã desta quarta-feira (09/07), de uma videoconferência com professores da rede municipal de Campo Grande, com o objetivo de discutir o conteúdo de quatro cartilhas para professores sobre educação ambiental a serem utilizadas em Mato Grosso do Sul. A videoconferência foi realizada no auditório do Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo).
As cartilhas, que serão usadas com estudantes da faixa etária de sete a dez anos, vão abordar assuntos como fauna e flora, poluição, água e reciclagem. Os livros terão como personagens animais típicos da região, a exemplo da arara e do jacaré, que tratarão de temas como a educação ambiental e as atividades poluidoras dos homens.
- Se é um trabalho que vai facilitar a vida de todos, estou pronta para ser parceira e começarmos já a finalização do projeto. Acredito que ter um catálogo com material pedagógico e informações necessárias para motivar as aulas nas áreas de Ciência e Meio Ambiente facilitará o trabalho de todos os professores - disse a senadora.
Assim como os professores, Marisa Serrano acredita que o lançamento das cartilhas possa ser feito ainda no segundo semestre de 2008. Ela sugeriu que a data fosse marcada para o Dia do Professor, em 15 de outubro.
A senadora também propôs, durante a videoconferência, que fossem elaboradas cartilhas direcionadas aos alunos até o nono ano do ensino fundamental.
- Poderia ser algo alegre, que tivesse mais desenho do que linguagem. para que, desde cedo, as crianças possam perceber que é preciso cuidar do seu espaço. Seria interessante também que as crianças pudessem levar esse material para casa, pois assim o projeto envolveria a escola e a comunidade, o que é fundamental - explicou.
(Agência Senado, 09/07/2008)