O Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), conduzido pelas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SE), realiza nesta quinta-feira (10/07) um Encontro de Formação, entre 9h e 17h, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – térreo), em Porto Alegre.
O Encontro de Formação é dirigido aos coordenadores regionais de educação, supervisores do Programa Escola Aberta para a Cidadania, professores responsáveis pelo Projeto de Tempo Integral, assessores de Educação Ambiental das Coordenadorias Regionais de Educação (CRES), além da equipe de Coordenação do PEAC.
A abertura contará com as presenças dos Secretários de Estado do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, e da Educação, Mariza Abreu.
Para às 9h30min está programada a palestra com o PhD Ricardo Timm de Souza, professor adjunto dos programas de pós-graduação em Filosofia e Ciências Criminais da PUCRS e Coordenador do Escritório de Ética em Pesquisa da PRPPG/PUCRS.
Pela tarde, a partir das 13h30min, a Coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema e do PEAC, Lílian Zenker, fará explanação do Programa. Também haverá apresentação dos programas e projetos da Secretaria da Educação (SE) que interagem com o PEAC. A participação será das professoras da SE, que coordenam respectivamente, o Programa Escola Aberta para a Cidadania, Néri Teresinha Flor de Barcelos, o Projeto de Tempo Integral, Hilda Liana S. Diehl, e a Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria, Stela Maris Pires Gayer.
Ainda estão previstos os painéis sobre "projeto em educação ambiental e a prática ambiental", com a assessora da 12ª CRE, Alessandra Lemes Rosa, e "o papel dos agentes prevencionistas", com a coordenadora de programas e projetos da SE e coordenadora pedagógica do PEAC, Hilda Liana S. Dihel.
O PEAC foi lançado em junho de 2005. Na sua primeira fase, envolveu 180 escolas do Projeto Escola Aberta para Cidadania/SE, da área de abrangência das empresas parceiras e do Programa Pró-Mar-de-Dentro/Sema. Foram desenvolvidos 200 projetos socioambientais. A segunda fase iniciou em maio deste ano, com a assinatura de convênio entre o Estado e entidades parceiras, sendo que algumas renovaram a participação e outras aderiram ao programa.
O projeto é realizado, basicamente, por meio do agente prevencionista, definido como aquele indivíduo que desenvolve atividades de prevenção relacionadas a riscos diversos, entre elas as que envolvem os ambientes natural, social, cultural doméstico e de trabalho.
(Sema, 09/07/2008)