Os 38 anos de atuação da Defesa Civil no Rio Grande do Sul foram comemorados nesta quarta-feira (09/07), em ato realizado no Palácio Piratini, com a entrega da Medalha de Defesa Civil. Ao todo, 31 pessoas receberam a distinção por prestaram serviços relevantes nas atividades da Defesa Civil, entre elas o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes. As homenagens foram entregues pela governadora Yeda Crusius e pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Edson Ferreira Alves.
Em nome do Governo do Estado, Yeda agradeceu aos agraciados e aos "milhares de cidadãos anônimos que escrevem a história distinta da solidariedade do Rio Grande do Sul". O dia de hoje, conforme a governadora, "é extremamente importante para todos nós". Ela assinou decreto que reformula o sistema estadual de Defesa Civil para aperfeiçoar a execução de ações em reforço da segurança global da população.
A reformulação também ajusta a Defesa Civil gaúcha ao novo foco do Sistema Nacional de Defesa Civil. Ela resultou na criação do Comitê Técnico de Defesa Civil, um órgão de assessoramento composto por representantes de todas as secretarias de Estado e órgãos setoriais das esferas estadual e federal. "Esse comitê está permanente mobilizado", adiantou o coronel Ferreira Alves.
Sobre as propostas inovadoras, Yeda falou do projeto para a criação de um Fundo de Defesa Civil - será encaminhado em breve à Assembléia Legislativa. O fundo garantirá autonomia no atendimento, pelo governo, do que é importante para a população em momentos de dificuldade. "Essa autonomia nos permitirá dar uma resposta mais rápida em relação aos eventos que acontecem e tem ocorrido de forma rotineira", frisou a governadora.
Medalhas
As medalhas instituídas no Decreto 29.638, de 19 de maio de 1980, destinam-se a laurear funcionários civis ou militares das esferas federal, estadual ou municipal, ou quaisquer outros cidadãos que se tenham destacado, por participação relevante, nas atividades concernentes à Defesa Civil, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento público.
As autoridades que foram agraciadas, simbolizando as demais com a medalha de Defesa Civil Estadual, destacaram-se nos anos de 2007 e 2008 pelo apoio que prestaram aos diversos eventos adversos que atingiram o Rio Grande do Sul.
(Sema, 09/07/2008)