Uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental, ontem pela manhã, a uma área, no Bairro Serra Alta, em São Bento do Sul, onde era feito o corte da vegetação nativa.
O objetivo dos autores era preparar o terreno para iniciar no local o reflorestamento com eucalipto. Quando os policiais chegaram à área de cerca de 17 mil metros quadrados, flagraram homens cortando árvores. Também parte da vegetação estava em chamas.
Segundo o ambientalista Henry Henkels, espécies como canela vermelha, araucária e cedros de grande porte estavam sendo derrubados. Tudo era levado até uma serraria próxima. O funcionário que trabalhava no local no momento da chegada dos policiais foi detido, prestou depoimento e foi liberado em seguida.
O proprietário do terreno, que também é dono da serraria, não apresentou documentos e autorização para a extração da madeira nem para o funcionamento da empresa. Ele foi intimado a se apresentar à Polícia Ambiental com a documentação. Caso contrário, será autuado por crime ambiental, e a serraria, fechada.
(Diário Catarinense, 09/07/2008)