Após apreensão no último sábado, o Ibama repassou ontem (08/07) ao programa Mesa Brasil/Sesc-RG mais de 30 toneladas de pescado. Segundo o chefe do escritório regional do Ibama, Sandro Klippel, a embarcação do Rio Grande só possuía licença para o arraste de camarão, e não para os peixes que carregava.
Ele explica que a abordagem foi feita no momento em que o barco atracou no cais pesqueiro. "E para que os peixes não estragassem, colocamos grande quantidade de gelo para manter o alimento fresco até ser repassado ao programa", explica.
Na tarde de ontem, o Mesa Brasil recebeu as cerca de 35 toneladas do pescado e as distribuiu entre mais de 20 entidades cadastradas, sistemáticas e eventuais, ligadas ao programa no Município.
A nutricionista do Mesa Brasil, Alessandra Wetzel, declarou que, além dos locais que trabalham com idosos e crianças, a apreensão também será destinada à Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg) e aos hospitais Santa Casa e da Furg, devido à grande quantidade capturada.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 09/07/2008)