A ONG ambientalista WWF qualificou hoje de "patético" o comportamento do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia) sobre a mudança climática, e o acusou de "fugir de responsabilidades com relação à luta contra o aquecimento global" durante sua cúpula do Japão.
"Para a WWF, é patético que (o G8) continue fugindo de sua responsabilidade histórica", assinalou a ONG em comunicado divulgado um dia depois de o grupo estipular uma meta não vinculativa de cortes de 50% da emissão de gases poluentes para 2050. "O G8 é responsável por 68% do dióxido de carbono acumulado na atmosfera, e por isso é o principal culpado pela mudança climática", disse a WWF.
O Greenpeace, outra organização que luta pela defesa do meio ambiente, também criticou a postura do G8 em relação à mudança climática. "É uma falha completa. O G8 não avançou e não quis adotar objetivos claros de redução da emissão de gases a médio prazo", assinalou o Greenpeace.
Acordo do G8
Em seu comunicado, divulgado em Toyako, norte do Japão, os líderes dos oitos países mais industrializados do mundo se comprometem a fazer com que as emissões mundiais sejam divididas pelo menos por dois até 2050. Para Pachauri, a ausência, no texto de referência, do ano de 2020 como um marco é lamentável. "Se os dirigentes do G8 tivessem dito qualquer coisa sobre o tema, isso teria passado a idéia de algum grau de urgência e mostrado um compromisso claro de sua parte", comentou.
(Ultimo Segundo, 08/07/2008)