A organização do 10º Congresso Florestal e 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, que acontecerão de 19 a 22 de agosto, em Nova Prata, incluiu a realização de 12 seminários regionais no Estado. Nesta quarta-feira (09/07), entre 9h e 18h, acontecerá o Seminário de Consolidação das Propostas Regionais, em Porto Alegre, no auditório da CaixaRS (Andrade Neves, 175 – 16º andar).
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), participa da organização do Congresso Florestal e Seminário da Cadeia Madeira. O biólogo do Defap, João Paulo Steigleder, integra a Comissão Técnica Operacional Estadual dos eventos e explica que o encontro em Porto Alegre busca nivelar, padronizar e sistematizar as propostas do interior para a convergência das idéias que serão apresentadas em Nova Prata, relacionadas ao setor da cadeia madeira.
Conforme Steigleder, três eixos estratégicos foram estabelecidos para a elaboração das propostas. O Marco Legal prevê alterações em dispositivos legais vigentes; em Políticas Públicas as propostas devem estar relacionadas a tudo que cause entrave e possa ser melhorado para que a administração pública seja mais efetiva; e o eixo Ciência e Tecnologia busca a construção de conhecimento básico ou desenvolvimento de linha de pesquisa. "Tudo voltado para as florestas nativas e para a cadeia madeira", enfatiza o técnico do Defap.
No Marco Legal, por exemplo, discussões já se deram em torno da alteração nos índices de reposição florestal no RS para que seja estabelecida escala diferenciada para projetos licenciados e para aqueles relacionados a infrações florestais.
Após o Seminário de Consolidação das Propostas Regionais, a Comissão Técnica Operacional receberá, ainda, até o dia 24 de julho, novas sugestões para os eixos temáticos. O fechamento de tudo será repassado para a chancela de cada entidade participante dos encontros regionais. Essas propostas finais é que serão apresentadas no Congresso Florestal e Seminário da Cadeia Madeira, a fim de serem submetidas à aprovação dos participantes. ""A sociedade do RS estará mostrando, em Nova Prata, as metas estabelecidas para o setor da cadeia madeira", destaca Steigleder.
Neste endereço podem ser obtidas informações sobre o Congresso Florestal, que completa 40 anos de história em 2008 e amplia a programação ao realizar paralelamente o Seminário Mercosul da Cadeia Madeira.
(Sema, 08/07/2008)