A Even Construtora, empresa associada ao grupo "Compradores de Produtos Florestais Certificados", da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, conquistou o segundo lugar no 15º prêmio Top Imobiliário na categoria "incorporadora" e terceiro na categoria "construtoras". A premiação, relativa ao ano de 2007, foi organizada pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com diversas entidades ligadas ao setor imobiliário, baseada no ranking produzido pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) de principais empresas do setor.
Entre os principais vencedores, a Even é a única empresa que trabalha com o grupo Compradores. O grupo Compradores de Produtos Florestais Certificados reúne empresas comprometidas com critérios ambientais e que dão preferência ao consumo de produtos provenientes de florestas certificadas, isto é, madeira retirada da floresta de forma sustentável e seguindo critérios socioambientais.
Segundo Nádia Oliveira, supervisora em Gestão de Qualidade da Even, a empresa está começando a trabalhar com o selo FSC para ter uma garantia de que está adquirindo uma madeira legal. O selo FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal) e, segundo o que está escrito no site do Compradores, é a única forma de certificação florestal com credibilidade internacional e serve de garantia à empresa compradora de que o produto vem de uma área manejada de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável.
Nádia explica que a empresa ainda não está tendo resultado econômico, pois os projetos de certificação não foram divulgados ainda. "Vamos começar em julho um projeto piloto", diz. Segundo ela, infelizmente ainda existem algumas barreiras para trabalhar com a certificação. "Não é fácil encontrar madeira certificada, e, além disso, ela é em média, 12% mais cara do que a não certificada", diz. Segundo Nádia, foi preciso que a própria Even pedisse aos seus fornecedores para se certificarem.
Apesar de ser mais caro, o preço da madeira certificada não deve ser comparado com o preço de madeira ilegal. Afinal, enquanto empresas que atuam com o selo FSC possibilitam um manejo correto, as que compram madeira extraída de terras indígenas, unidades de conservação, ou de empresas que se utilizam de mão-de-obra infantil ou escrava estão cometendo um crime.
Segundo Karina Aharonian, coordenadora do Grupo Compradores de produtos Florestais Certificados, o setor da Construção Civil, que é responsável pelo maior consumo da madeira proveniente da Amazônia, está começando a demonstrar preocupação com o meio ambiente e a buscar matéria-prima com o selo do FSC. Além da Even, outras quatro construtoras estão associadas ao Grupo. "É uma grande conquista vermos uma construtora que trabalha com madeira certificada entre as primeiras colocadas no prêmio. Com certeza essa conquista servirá de exemplo para outras construtoras".
Prêmio
O Top Imobiliário premia empresas pela quantidade de unidades e lotes lançados e vendidos. Ainda não há uma premiação específica para empresas que atuam de maneira sustentável, mas o fato de uma empresa que trabalha com o selo FSC conquistar dois prêmios mostra que o mercado já começa a se preocupar com essas questões.
(Amazonia.org.br, 08/07/20008)