O deputado José Riva, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, apresentou um projeto de resolução denominado “Ambientação”, com a finalidade de propor, discutir, implementar, incentivar e acompanhar políticas públicas destinadas à reciclagem de materiais no Legislativo Estadual.
O objetivo principal é a melhoria da qualidade de vida combatendo o desperdício com o envolvimento dos três níveis de Poder, iniciativa privada e com o terceiro setor.
“O Programa Ambientação tem o intuito de mostrar ao servidor, a importância do não desperdício de material. Pretendemos implementar ações que visem o reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados. Práticas como esta minimizam os impactos ambientais negativos gerados durante a jornada de trabalho”, explica Riva.
O programa será constituído de projetos voltados à coleta seletiva; educação ambiental e oficina de reciclagem. A Casa disponibilizará estrutura física e administrativa para sua realização. Será coordenado pela Secretaria de Administração e Patrimônio da Assembléia. Os recicláveis devem ser encaminhados para a Oficina de Reciclagem devendo o excedente ser encaminhado a instituições filantrópicas.
“A área ambiental tem recebido atenção considerável nos últimos anos em virtude da urgente necessidade de conscientização e mudanças de hábitos. Tecnologias para tratamento de lixo e reciclagem de produtos vêm sendo desenvolvidas para proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. No entanto, esses conhecimentos precisam chegar a todas as camadas da população para tornar todos os cidadãos conscientes e participantes desse movimento”, finaliza Riva.
Para políticas de educação ambiental, segundo o projeto de resolução, serão desenvolvidas ações visando: conscientizar os servidores e a população que freqüenta a Assembléia Legislativa da importância de se promover a coleta seletiva e destinar corretamente os resíduos sólidos; estimular os servidores e população a diminuir o uso de material descartável, promovendo a redução dos resíduos sólidos; promover campanhas de conscientização do uso racional da água e energia elétrica no âmbito AL; promover ações de mobilização ambiental como o plantio de árvores, doação de mudas, recuperação de nascentes; promover ciclos de palestras, encontros, debates e distribuição de cartilhas explicativas.
(Por Ubiratan Braga, AL-MT, 07/07/2008)