Já que vocês mencionaram a atuação da Syngenta no Brasil, é bom ficarmos atentos com outras empresas que estão se instalando em mais pontos no Brasil e na América Latina com investimentos altos em patrocínios para projetos - o tal marketing cultural não tão bem intencionado como se apresenta.
Desde junho, tem um stand da Monsanto na entrada da
exposição sobre Darwin - a empresa está relacionando diretamente suas ações com transgênicos e "responsabilidade sócio-ambiental" com o evolucionismo e a seleção natural de Darwin - olha só o perigo para as pessoas desavisadas e sem acesso a outras informações. Os caras têm grana e são muito eficientes em comunicação estratégica, mas aí vem o risco de não sabermos os reais objetivos por trás disso tudo. A Monsanto tem um histórico suspeito em outros países - podemos ver isso registrado em filmes como
The Corporation,
Life Running out of Control (esse até foi premiado no VI FICA) e o filme
Genetic Conspiracy - about Monsanto.
Dêem uma olhada
no site - eles estão com uma verba alta em projetos de cinema itinerante voltados para crianças em cidades e comunidades carentes do Brasil (jogada comum de mkt nos dias de hoje). E algo curioso - são filmes americanos. Qual será mesmo a intenção deles - investir na auto-sustentabilidade dos pequenos agricultores no Brasil e na formação de público para qual cinema?
Como realizadores, comunicadores e produtores, é bom ficarmos atentos e usarmos a melhor arma: a busca e a troca de informação.
(Texto recebido por e-mail, 03/07/2008)