O racionamento de água em Bagé, que iniciou dia 26 de abril, foi interrompido exatamente dois meses após seu início para compensar os transtornos causados dias 24 e 25 de junho devido às manutenções sofridas pelo sistema.
A previsão era de que a suspensão terminasse ontem, mas o Departamento de Água e Esgoto de Bagé decidiu permanecer com a suspensão por tempo indeterminado.
Conforme a assessoria de imprensa do Daeb, a volta do esquema de 12 horas de distribuição de água pode ser anunciada a qualquer momento, tendo em vista que não existe previsão para o término do racionamento. Isso porque, mesmo com a significativa recuperação dos reservatórios, o nível da barragem Sanga Rasa permanece cinco metros abaixo de seu nível normal e ainda é fator de preocupação, considerando a época do ano em que nos encontramos.
Em abril, quando o racionamento foi decretado, a Sanga Rasa apresentava oito metros e sessenta centímetros abaixo do nível normal e a barragem do Piraí estava quatro metros e setenta centímetros abaixo do nível normal. Até ontem, a Sanga Rasa estava cinco metros abaixo de seu nível normal e a barragem do Piray apresentava apenas 80 centímetros abaixo da média.
Até o momento, a Estação de Tratamento de Água registrou um acumulado de chuvas de 12 milímetros, sendo que a média histórica do mês é de 147,1milímetros.
(Jornal Minuano, 08/07/2008)