Está confirmado para 8 de agosto a realização de seminário que debaterá a utilização de embalagens plásticas em lojas e supermercados. A definição ocorreu na manhã desta segunda-feira (07/07) no Salão Nobre da Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. A reunião contou com as presenças de representantes das indústrias de papel, papelão e da Braskem.
O presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), elogiou a iniciativa dos vereadores Mariestela Maffei (PCdoB) e Bernardino Vendrusculo (PMDB) e destacou a importância de reunir todos os segmentos para que o debate seja o mais plural possível. Melo disse que a Câmara dará todo suporte necessário para a realização do evento.
Esclarecimento
Maristela Maffei, autora de projeto que propõe a substituição de sacolas plásticas, em tramitação no Legislativo, disse que mais importante do que votar a proposta neste ano é dar o "pontapé inicial" em discussões sobre todas as alternativas possíveis com a sociedade.
O vice-presidente do Sindiplast, Luís Henrique Hartmann, considera propício o seminário para o esclarecimento de diversas dúvidas. Para o diretor da Braskem, João Ruy Dornelles Freire, é importante buscar soluções conjuntas das alternativas para o equilíbrio e esclarecer as diferenças entre embalagens biodegradáveis e oxibiodegradáveis.
Também a indústria de papel a apóia a realização do evento. O diretor-executivo do sindicato papeleiro, Alício Bottin da Silva, disse que o setor tem condições de atender o mercado, mas que o debate é sempre muito importante.
Reunião
Uma nova reunião está marcada para a sexta-feira (11/07), às 9 horas, no Salão Nobre da Presidência. Além das indústrias de plástico e papel, serão convidados a participar do seminário a Prefeitura de Porto Alegre, Ministério Público, Associação Gaúcha de Supermercados, indústrias têxteis, Metroplan e universidades.
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom CMPA, 07/07/2008)