A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que está "muito satisfeita" com os progressos nos trabalhos do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia) sobre a mudança climática e a alta dos preços dos alimentos e da energia. "Estou muito satisfeita com a dedicação do G8 no que diz respeito aos progressos na questão da mudança climática e da cooperação na área dos alimentos e do petróleo", disse Merkel após uma reunião bilateral nesta terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, à margem da cúpula que acontece desde ontem no Japão.
Os dois governantes abordaram também questões de política externa, como as negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). Merkel disse que tanto ela como Bush estão "esperançosos de que será possível chegar a uma conclusão positiva nas próximas semanas". Já o presidente americano não comentou esses assuntos e optou por destacar que EUA e Alemanha pensam da mesma maneira no que diz respeito ao programa nuclear iraniano.
"Conversamos sobre a necessidade de continuar colaborando sobre o Irã", declarou. Os dois governantes se encontraram há um mês nos arredores de Berlim, em uma reunião dominada pelas atividades nucleares iranianas e na qual Merkel expressou seu apoio ao endurecimento das sanções contra o regime da República Islâmica. Os preços dos alimentos e da energia dominam a sessão desta manhã da cúpula, enquanto a parte da tarde será dedicada à analise da situação em pontos conflituosos do globo como o Zimbábue, o Irã e a Coréia do Norte e seu programa nuclear. Os líderes dedicarão também boa parte de suas conversas à mudança climática.
(EFE, G1, 08/07/2008)