Alunos da turma D da Escola de Educação Infantil do Sesc (Sesquinho) participaram, na tarde de ontem, de uma oficina de reciclagem de papel. Ministrada pela ONG Colméia, os 18 pequenos alunos, com idade entre 5 e 6 anos, aguardavam de forma apreensiva as oficineiras para começar o trabalho.
A idéia da oficina surgiu a partir da iniciativa da professora da turma, Maria Cecília, que, após a leitura do livro "A Iara e a Poluição das Águas", de Samuel Branco, resolveu pôr em prática, com os pequenos, a idéia de aproveitamento de papéis. Com os conhecidos personagens da Literatura Infantil Iara e Curupira, o livro conta a história de poluição das águas e formas de combatê-la.
Conforme a professora, o trabalho tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e da separação de lixo para a preservação da natureza. Para isso, foram desenvolvidas inúmeras atividades práticas, como por exemplo a separação e organização das lixeiras de sala de aula com a finalidade de diferenciar os lixos orgânicos, plásticos e papel.
As alunas Júlia Fontoura e Luiza de Almeida dizem que é importante separar o lixo para proteger a natureza e explicam: "O lixo azul é para o papel, o vermelho para colocar plásticos, o amarelo, vidro, e o lixo marrom é para comida". Os meninos Eduardo Lima da Silva e Samuel Ávila, assim como os demais alunos do Sesquinho, disseram que estavam ansiosos para começar o trabalho de reciclagem.
O Sesc realiza um programa, em todas as suas unidades, chamado "Quatro R's". O programa visa a Reciclar, Reduzir, Reeducar e Reutilizar. Dessa forma, todos aqueles que utilizam as dependências do local são incentivados e orientados à prática dos Quatro R's.
(Por Nádia Fontes, Jornal Agora, 06/07/2008)