O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, foram convidados pelo Senado para discutir a questão ambiental brasileira, em especial na Amazônia, e o Plano Amazônia Sustentável (PAS). A audiência pública, que será realizada a partir das 10h30 na quarta-feira (09/07), é uma iniciativada Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) em conjunto com a comissão temporária externa destinada a verificar os municípios relacionados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) em seu mapa de desmatamento.
Para o autor do requerimento, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), é importante que os ministros esclareçam a diferença entre o PAS e o Plano Plurianual (PPA). Flexa Ribeiro lembra a ênfase do governo federal de que o Programa Amazônia Sustentável não constitui um programa a mais do PPA, mas sim um conjunto de estratégias e orientações para o desenvolvimento da Amazônia.
O Plano Plurianual é um instrumento do governo federal para estabelecer diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal por um prazo de pelo menos quatro anos.
A reunião vai ser na sala 2 da Ala Nilo Coelho, no Anexo II do Senado.
(Agência Senado, 04/07/2008)