A chuva e o excesso de umidade verificados durante a semana nas regiões produtoras de trigo do Estado prejudicaram o plantio, que até o momento está 14% abaixo da média histórica. Segundo o levantamento conjuntural da Emater, 72% da área prevista foi semeada, contra os 86% registrados historicamente nesta época. No mesmo período de 2007, o plantio também estava inferior a esta média, em 78%, mas, ainda assim, melhor do que o deste ano.
O estudo aponta que muitos triticultores estão apreensivos com o atraso, já que o período recomendado para obtenção de boa produtividade vai até 31 de julho. O assistente técnico da Emater de Passo Fundo, Ataídes Jacobsen, porém, tranqüiliza a categoria. 'Na próxima semana, o clima deve permitir a recuperação deste atraso, e a área de plantio deverá ser equivalente à da última safra.'
Na opinião de Jacobsen, se a condição climática cumprir a tradição, a produtividade não sofrerá os efeitos da umidade. Nas lavouras semeadas no cedo, estão sendo realizados a adubação em cobertura e o controle sanitário de pragas e doenças, que são outra preocupação decorrente do clima. 'A umidade e a variação de temperatura são maléficas e precisamos monitorar as lavouras para verificar qualquer aparecimento de doenças fúngicas, já que o clima se mostra propício', adverte Jacobsen.
(CP, 05/07/2008)