O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), realiza a sua terceira reunião ordinária nesta sexta-feira (04), a partir das 14 horas. O local é o auditório da Sema, no 11º andar do prédio (Rua Carlos Chagas, 55, centro).
Conforme a secretária executiva do FGMC, Ana Maria Cruzat, a reunião contará com dois convidados. A Drª Tânia Maria Sausen, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos (Geodesastres-Sul) do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, localizado em Santa Maria, falará sobre a atuação do órgão. O advogado e membro da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS, Eduardo Wendling enfocará as perspectivas para a implantação de um programa de redução de emissões no Rio Grande do Sul.
A reunião também prevê a conclusão de palestras programadas para o Workshop de Mudanças Climáticas, ocorrido durante a Semana Estadual do Meio Ambiente 2008. Na ocasião, devido ao tempo além do previsto tomado em torno de debates sobre os temas apresentados, alguns palestrantes, membros do FGMC, não conseguiram fazer suas exposições. Agora, o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria de Saúde, Francisco Paz, falará sobre as mudanças do clima e os possíveis reflexos na saúde da população gaúcha e o pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, Dr. Glayson Bencke, mostrará alguns efeitos prováveis das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do Rio Grande do Sul.
Ana Cruzat afirma que a reunião contribuirá para a elaboração de documento que identificará as lacunas e as demandas do Estado sobre mudanças climáticas, a fim de que sejam definidas as primeiras metas a serem atingidas pelo FGMC
(Sema, 03/07/2008)