Nesta quinta-feira, 3 de julho, às 10 horas, os moradores de Itaúna recebem o Parque Municipal Professora Ivolina Gonçalves de Souza, situado na Rua Dalmo Grassi - Três Marias, construído com recursos estabelecidos em transações penais e em medidas compensatórias previstas em Termos de Ajustamento de Conduta firmados entre o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Itaúna e da Coordenadoria das Promotorias de Justiça do Alto São Francisco, e empresas da comarca. O custo de implantação foi de R$ 486.118,56 mil.
Localizado numa área carente, o Parque representa uma excelente opção de lazer com pista de cooper e quadras esportivas, além de mirante e de salas para educação ambiental, com atividades de conscientização para orientar os visitantes sobre os cuidados que se deve ter com a fauna, a flora e as nascentes.
A implantação do Parque Municipal Professora Ivolina Gonçalves de Souza resultou de uma parceria do MPE, que sugeriu sua criação, com a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA), a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) e o Município de Itaúna.
Em 2002, Alex Santiago, na época coordenador da Bacia do Alto São Francisco, e Luciana Giannasi, promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Itaúna, sugeriram que fossem destinados à construção de um parque os valores depositados por poluidores ambientais, como compensação por danos causados ao meio ambiente.
Em 2007 a atual coordenadora das Promotorias de Justiça da Bacia do Alto São Francisco, Tatiana Marcellini Gherardi, e a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Itaúna, Fernanda Hönigmann Rodrigues firmaram com o Município o convênio para a implantação da estação ecológica e de lazer.
A Arpa se encarregou da escolha da empresa responsável pela construção do Parque, sob a supervisão do Grupo Gestor.
A Prefeitura, que forneceu mão-de-obra e máquinas durante a construção do Parque, a partir de agora fica responsável pela administração, garantindo no local profissionais e equipamentos de manutenção.
(
Ascom MP-MG, 02/07/2008)