A Petrobras e a petrolífera italiana Eni renovaram seu memorando de entendimento para estudar iniciativas estratégicas nos negócios de produção e refino de petróleo, no qual incluíram também a realização de análise conjuntas relacionadas ao gás natural e aos biocombustíveis.
O acordo foi assinado hoje pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e pelo executivo-chefe da Eni, Paolo Scaroni, dentro do 19º Congresso Mundial do Petróleo, realizado em Madri.
O entendimento contempla a realização de estudos para estimar as reservas de gás descobertas pela Eni nos campos da bacia de Santos. Além disso, prevê que as duas empresas façam análises conjuntas sobre a produção e comercialização de biocombustíveis no Brasil e em outros países, dando especial atenção à sustentabilidade social e ambiental dos projetos.
O novo acordo renova o memorando de entendimento alcançado pelas duas empresas em março de 2007, para avaliar conjuntamente iniciativas estratégicas integradas de produção (upstream), e refino e comercialização (downstream) de petróleo.
A Eni se comprometeu a oferecer à Petrobras sua tecnologia EST (Eni Slurry Technology) para a conversão dos resíduos e do petróleo pesado que extraídos no Brasil, afirma a companhia italiana em comunicado.
(Efe/Roma,
Folha Online, 02/07/2008)