As propostas da concorrência pública para o serviço de coleta seletiva do lixo de Porto Alegre serão recebidas até o dia 12 de agosto. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. A proposta do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) é de que o serviço seja feito porta a porta duas vezes por semana. Também serão atendidos grandes condomínios, repartições públicas e empresas, desde que façam um cadastramento.
Atualmente, o serviço é realizado apenas uma vez por semana na maioria dos bairros. Os resíduos coletados serão remetidos para 16 unidades de triagem, beneficiando mais de 800 trabalhadores. A licitação é a sexta da série promovida pela Secretaria Municipal da Fazenda.
Em 2007, foram realizadas as licitações de coleta domiciliar, de lixo público e de instalação de lixeiras, ação que começou neste ano. Também foi aberto o processo para varrição mecanizada e capina e a concorrência para a contratação de uma empresa prestadora de serviço de lavagem de logradouros e limpeza de monumentos da Capital.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Limpeza Urbana, Roberto Bertoncini, disse que espera um grande número de inscritos na concorrência. "Esperamos ampliar e melhorar a coleta seletiva na Capital", destaca. Hoje, apenas 11 bairros têm coleta seletiva duas vezes por semana. Os demais, uma vez a cada sete dias.
O edital prevê a necessidade de 26 caminhões, com capacidade entre 15 e 25 metros cúbicos de carga, e outros dois veículos de tração elétrica, novos e equipados com GPS, para fazer a coleta no Centro da cidade. Serão 72 garis, 28 motoristas, um supervisor, um gerente operacional e pelo menos um técnico em segurança no trabalho. O contrato é de cinco anos e a estimativa é de que a empresa comece a atuar ainda no segundo semestre deste ano.
O edital está acessível gratuitamente. Basta encaminhar uma solicitação ao e-mail acsservicos@smf.prefpoa.com.br. O interessado terá que informar o nome completo e o número do CPF ou do CNPJ. Também está disponível para aquisição, por R$ 40,00, na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, na rua Siqueira Campos, 1.300.
(Jornal do Comércio, 03/07/2008)