O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (02/07) mensagem da Presidência da República autorizando o governo do Estado do Amazonas a contratar empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) no valor de US$ 24,2 milhões. Conforme acordo feito entre os líderes partidários, foi incluído no texto do projeto de resolução que autorizou a operação uma recomendação para que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize a partir de agora todos os empréstimos contratados no exterior por quaisquer entes federativos, incluindo estados e municípios.
Essa recomendação foi incluída em atendimento a reivindicação do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que fez severas críticas ao governo de seu estado. De acordo com o senador, há várias denúncias de desvios de recursos públicos envolvendo o governo do Amazonas.
- Quero a aprovação do projeto, mas não quero que surrupiem esse dinheiro. Já surrupiaram dinheiro demais no meu Estado - disse.
O senador João Pedro (PT-AM) também apoiou a aprovação do empréstimo, dizendo que ele vai atender a nove municípios localizados na fronteira do Brasil com a Colômbia.
- Espero que [os recursos do empréstimo] sejam verdadeiramente para o saneamento básico, manejo florestal, pequenas construções de infra-estrutura nas cidades fronteiriças - afirmou João Pedro, também pedindo fiscalização rigorosa quanto ao uso dos recursos.
(Por Moisés de Oliveira Nazário, Agência Senado, 02/07/2008)