Após apresentar o Programa de Ação Sociedade Convergente a empresários, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), visitou o Centro de Educação Profissional do Senai João Lüderitz e a unidade produtora de biodiesel da Granol, ambos localizados em Cachoeira do Sul.
Após a visita ao Senai, o parlamentar visitou a unidade da Granol produtora de biodiesel a partir da soja. A indústria funciona desde março deste ano e possui capacidade produtiva de 320 toneladas de biodiesel por dia. No local, a diretoria da indústria disse a Moreira que incentivos para a importação de soja estão prejudicando a produção do biodiesel. "As empresas chegam a ficar ociosas por falta de matéria-prima", disse o gerente-administrativo da Granol, Hélio Pereira Carvalho Júnior.
Conforme Moreira, este é um problema novo, que deve ser enfrentado com mudanças rápidas. "Temos nos país uma estrutura extremamente agrícola, que trabalhou sempre com a base de produção em grão. Não trabalhamos o valor agregado, até pela falta dessas plantas industriais no passado." O presidente da Assembléia informou que irá levar a reivindicação à bancada federal. " Essa é uma modificação imediata que se tem que fazer. Não se pode imaginar que se permite que aqui se instale uma indústria como essa e depois não se dá a ela a vantagem competitiva pela falta do grão.", disse.
(Por Vanessa Canciam, Agência de Notícias AL-RS, 02/07/2008)