O vice-líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Elvino Bohn Gass, subiu à tribuna, na tarde desta quarta-feira (02/07), para ressaltar a importância da política do governo Lula de incentivo à agricultura sustentável. O parlamentar comemorou os R$ 65 bilhões de investimentos no Plano Safra para a Agricultura Empresarial, anunciados hoje pelo governo federal, em Curitiba. Amanhã, serão lançados outros R$ 13 bilhões para o Plano Safra - 2008 e 2009. Bohn Gass prestigiará a cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
“A intenção do presidente Lula é estimular a cadeia produtiva de alimentos, facilitando a compra de implementos e equipamentos agrícolas”, frisou o petista. Segundo ele, esta política do governo federal responde positivamente à necessária produção de alimentos de qualidade, de forma sustentável e a preços baixos para se contrapor aos altos preços dos alimentos praticados em nível internacional.
No entendimento de Bohn Gass, o presidente Lula tem dado uma mão importante à logística, à pesquisa e à assistência técnica, estimulando a produção de alimentos, a geração de emprego e renda e a cadeia produtiva do setor.
Para expandir esta política afirmativa, o vice-líder da bancada petista apresentou projeto de lei, propondo a criação de um Plano Safra no Rio Grande do Sul destinado à Agricultura Familiar. Atualmente, a iniciativa tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia. Ele aposta na sensibilidade do Parlamento Estadual para aprovar esta proposição que incentivará a produção sustentável de alimentos.
(Por Stella Máris Valenzuela, Agência de Notícias AL-RS, 02/07/2008)