Objetivo é dar voz às entidades excluídas da discussão do Plano Diretor
Os integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Comam) lançaram uma moção de apoio ao Fórum Permanente de Entidades encarregado de avaliar e sugerir mudanças ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre. O Comam entende que o fato de apenas 12 das 65 emendas discutidas pelo Fórum terem sido incluídas no substitutivo apresentado pelos relatores da Comissão Especial do Plano Diretor pode significar um retrocesso na principal lei da cidade. O substitutivo vai ser analisado esta semana pela Câmara.
A moção foi aprovada na última reunião plenária, depois que o representante do Comam no Fórum, Cristiano Ribeiro, apresentou as conclusões dos estudos realizados desde janeiro, em conjunto com técnicos e especialistas.
O Fórum congrega 77 representantes da sociedade civil que se reúnem semanalmente para analisar ponto por ponto do projeto. Foi formado para dar voz às entidades que se viram excluídas do processo de discussão do Plano Diretor nas audiências públicas realizadas em 2007. As emendas propostas pelo Fórum incluem várias modificações sugeridas pelo Comam, inclusive as adequações feitas a partir do lançamento do Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre.
(ClicRBS, 02/07/2008)