Local sofre com o acúmulo de lixo e esgoto jogados nas suas águas
Um relatório do Ibama aponta que o Rio Uruguai é o terceiro sistema mais ameaçado do mundo, atrás apenas da Europa e da Ásia. O Rio Uruguai tem mais de 380 quilômetros que abrangem quase 400 municípios entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a empresa saneamento do RS, 80% do esgoto de Uruguaiana ainda é jogado sem tratamento, diretamente no rio.
— Existem muitos usos para a mesma bacia. As cidades disputam o rio para se abastecer de água. Usam o mesmo rio para jogar os dejetos. É usado água para a lavoura e para os animais — disse o chefe do Ibama Maurício de Souza.
O que já era uma situação complicada, piorou nos últimos meses, quando o rio foi infestado por algas. Segundo a Corsan, de janeiro a abril desse ano foram utilizadas cerca de 18 toneladas de carvão ativado para amenizar o gosto e o mau cheiro da água. Mas os órgãos ambientais alertam que, se não forem feitas ações para a preservação, o fenômeno pode voltar a ocorrer.
Para unir forças e amenizar os impactos ambientais, Brasil, Argentina e Uruguai decidiram criar um comitê nos próximos meses.
(Zero Hora, 02/07/2008)