A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), com respaldo na lei Municipal 8267, de 1998, renovou esta semana a Licença de Operação que autoriza o Banco Real a instalar estruturas de 1,5m de altura, nos quais os clientes podem descartar pilhas usadas (papa-pilhas).
O projeto foi iniciado em janeiro de 2007 e, em abril, um papa-pilhas foi instalado na sede da Smam (Avenida Carlos Gomes, 2120). Atualmente, todas as 43 agências do Banco em Porto Alegre contam com Papa-pilhas.
As pilhas coletadas são transportadas para uma empresa recicladora, em São Paulo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), apenas 1% das pilhas usadas, de um total de 1,2 bilhão de unidades consumidas por ano, tem destino ambientalmente correto. Para serem recicladas, as pilhas são queimadas em fornos industriais de alta temperatura, com filtros que impedem a emissão de gases poluentes. Com a queima são obtidos sais e óxidos metálicos, utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral.
Para conhecer a listagem dos pontos onde estão instalados papa-pilhas, acesse aqui.
(Prefeitura de Porto Alegre, 02/07/2008)