O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a partir deste ano, deixou de se preocupar apenas com a coleta de lixo, a capina e a varrição da cidade, ampliando seus serviços. Atualmente, além de milhares de lixeiras distribuídas pelas ruas de maior fluxo e da recuperação dos viadutos, também começam a ser revitalizadas as pontes sobre o Arroio Dilúvio. "Desde o início, tínhamos consciência de que o conceito de limpeza urbana precisava ser ampliado; mas, em primeiro lugar, era preciso acertar os serviços básicos que estavam defasados por contratos que tinham mais de cinco anos", explica Mário Moncks, diretor-geral do DMLU.
A equipe de pintura da Divisão de Limpeza e Coleta (DLC), que trabalha só à noite por causa do trânsito, está concluindo o trabalho no túnel (sentido bairro–Centro) do Viaduto da Conceição esta semana e, até o fim de julho, pretende concluir o trecho no sentido Centro-bairro. Depois dos viadutos Dom Pedro I, Açorianos e Tiradentes, o Conceição será o quarto a ficar pronto. "O próximo viaduto a ser tratado com a tinta antipichação será o Obirici", diz Marcelo Hoffmann, coordenador da equipe de trabalho, acresentando que, às vezes, precisa interromper o trabalho de pintura, como ocorreu ontem, 1º de julho, no viaduto Tiradentes, para limpar rapidamente algumas pichações que ainda são feitas.
E enquanto outra equipe prossegue instalando o 11º lote (com 400 lixeiras cada um) dos cestos coletores de lixo, que já fazem parte da paisagem de Porto Alegre, a equipe diurna da pintura começou a revitalizar as pontes sobre o Arroio Dilúvio. "Começamos pela beira do rio. Estamos terminando a pintura com a tinta antipichação na ponte da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e já iniciamos o trabalho na ponte da Avenida Borges de Medeiros", informa Hoffmann.
Novos serviços - Essa ampliação do conceito de limpeza urbana só foi possível, porém, depois que o DMLU terminou as licitações e operacionalizou, a partir de novembro, os novos serviços das coletas domiciliar, especial e de lixo público, da capina e da varrição mecanizada. "Estamos com mais duas licitações em andamento: a da coleta seletiva, que ampliará o recolhimento para duas vezes por semana em todas as ruas da cidade, e a do serviço inovador de lavagem de logradouros e limpeza de monumentos. Até o fim do ano completaremos a renovação total dos serviços do DMLU com a licitação dos ecopontos - outra novidade - e do transporte de resíduos para o aterro sanitário", informa Mário Moncks.
(Prefeitura de Porto Alegre, 02/07/2008)