A CaixaRS assina, na próxima quinta-feira (03/07), protocolo de intenções com o Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro (BSMB), visando à implantação e execução projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). Para isto, serão desenvolvidas ações para criação de uma estrutura financeira, para que estes projetos possam reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) da atmosfera, melhorando as condições ambientais e viabilizando financeiramente a venda das Reduções de Emissões Certificadas (RCEs ou Créditos de Carbono).
O BSMB (subsidiária do Sumitomo Mitsui Banking Corporation) atua desde 2005 incentivando a aplicação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no âmbito do Protocolo de Quioto no Brasil. Além de ter realizado a primeira grande operação de intermediação de créditos de carbono (RCEs), agregando mais de 15 projetos de MDL, o BSMB já negociou mais de 3 milhões de RCEs entre o Brasil e o Japão.
O principal foco de cooperação entre as duas instituições é o fomento e a viabilização de recursos para a produção de energia limpa. Entre os potenciais projetos estão incluídos PCHs, cogeração de energia elétrica com biomassa e energia eólica, além do forte interesse no setor agrícola para a produção de biogás através do tratamento de efluentes (tanto das indústrias de alimentos como da produção de animais).
A assinatura ocorre na sede da CaixaRS (rua General Andrade Neves, 175 - 18º andar) às 14h30min e contará com a presença do presidente do BSMB, Toshiro Kubota, do representante do Consulado Geral do Japão em Porto Alegre, Haruyoshi Miura, e do representante da Microempa, Arnildo Schildt.
(Governo do Estado, 02/07/2008)