A Trilha do Rio do Braz, inaugurada ontem no Sapiens Parque, no Bairro Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha, marcou o início da implantação do Parque Natural, que fará parte do Jardim Botânico de Florianópolis.
O percurso mede 1,3 quilômetro e está dentro de uma reserva ambiental.
O gerente executivo do Sapiens Parque, Leandro Carioni, disse que a trilha é um projeto piloto, a partir do qual se criará outra com 12 quilômetros de percurso.
O passeio dura 30 minutos e é acessível para pessoas com deficiência física. Nele, pode-se ver árvores nativas como aroeira e pitangueiras.
A inauguração da trilha deu início também à implementação de um parque com 220 hectares (290 campos de futebol), que faz parte do projeto do primeiro Jardim Botânico de Florianópolis.
Alunos do ensino médio e fundamental participaram do lançamento. Eles plantaram cerca de 220 mudas de árvores nativas. O estudante Bernardo Mazzato, 12 anos, gostou do passeio e observou que a paisagem muda bastante durante o percurso.
A trilha fica aberta das 13h às 19h nos fins de semana. De segunda à sexta, o agendamento é pelo telefone (48) 3266-4500. A entrada é gratuita.
(Diário Catarinense, 02/07/2008)