Em homenagem aos profissionais que sobrevivem da coleta de resíduos sólidos recicláveis nas ruas de São Paulo, o deputado estadual por São Paulo José Bittencourt (PDT) apresentou projeto que se transformou na Lei 12.802/2008, instituindo em 5 de junho o Dia do Agente do Meio Ambiente e dando essa nova nomenclatura aos profissionais.
"O objetivo principal é mostrar à sociedade o valor desses trabalhadores que colaboram com a saúde pública, ajudam a manter a limpeza do nosso Estado e automaticamente promovem a defesa do meio ambiente", comenta o deputado.
Há muito tempo essas pessoas têm sido excluídas da sociedade pelo não reconhecimento do que fazem nas ruas, avalia o parlamentar. "Eles estão trabalhando, mas infelizmente nem todos enxergam dessa maneira. Faltava-lhes um título para que fossem classificados dentro da lista dos trabalhadores do Estado, e acima de tudo o estímulo necessário para essa classe", afirma Bittencourt.
A coleta de lixo foi a maneira que encontraram para sobreviver em meio à luta contra o desemprego, mas eles também aprenderam a desenvolver uma atividade que fornece benefícios importantes à sociedade: reciclagem de papel, papelão, plástico e vidro, observa o deputado. "A força de vontade desses homens e mulheres para sobreviver é inquestionável, mas ainda assim encontram dificuldades e discriminação social", completa Bittencourt.
A lei cita várias maneiras para manter o meio ambiente, por meio do Programa de Reciclagem em estabelecimentos públicos e conscientização por parte da população em relação ao valor do nosso lixo, desde que ele seja devidamente separado e previamente selecionado.
(AL-SP, 01/07/2008)