O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) rebateu, nesta terça-feira (01/07), a declaração do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de que o Estado de Pernambuco é "um desastre do desastre" na área ambiental, ao apresentar o resultado da operação Engenho Verde, que autuou todas as 24 usinas do estado e aplicou multas no total de R$ 120 milhões. Segundo o ministro, os usineiros estariam desmatando ilegalmente e promovendo "uma lambança generalizada com apoio político e impunidade".
Sérgio Guerra disse que Minc estabeleceu um confronto, um combate enorme com os pernambucanos, e que o meio ambiente precisa de alguém responsável e não de "um cara alegre". O senador sugeriu que o ministro trabalhe, pois até agora não fez nada além de "conversa fiada" e de "pensar besteira o tempo todo".
- Eu me lembro muito bem, lá em Limoeiro, terra pequena no interior de Pernambuco, eu fui uma vez ao circo. E tinha um cara lá que administrava o circo. Ele se vestia assim como esse ministro, igualzinho. Eu acho que esse negócio de meio ambiente no Brasil não pode continuar entregue a esse tipo de alegria. Esse é um cara alegre. Nós precisamos de um cara responsável, que fale e que diga o que pensa, mas que pense direito. Não pode pensar besteira o tempo todo. Manda ele trabalhar. Não está fazendo nada. Só conversa fiada. Chega desses animadores de meia tigela. Respeite os pernambucanos - disse o senador.
(Por Ricardo Icassatti, Agência Senado, 01/07/2008)