As alterações climáticas e a forma como o turismo lhes pode fazer face e, ao mesmo tempo, tornar-se numa actividade cada vez mais sustentável, são dois dos pontos principais que darão conteúdo ao desenrolar das comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo que decorrerão no Peru, a 27 de Setembro.
Na comunicação já publicada do secretário-geral da OMT, Francesco Frangialli, é afirmado que “as mudanças climáticas constituem um dos maiores desafios que se colocam ao mundo em geral, e ao desenvolvimento sustentável e aos objectivos de desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas, em particular”.
“Turismo: respondendo ao desafio das mudanças climáticas” foi, assim, o tema escolhido para as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo, tema actual e premente que o turismo pretende encarar de frente. Como diz Frangialli “podemos e devemos desempenhar um papel activo para fazer frente ao duplo desafio de responder às mudanças climáticas e ao mitigar da pobreza”.
Frangialli destaca, nomeadamente, as conclusões de várias conferências nas Nações Unidas “desde Davos a Bali”, onde ficou clara a “nossa determinação de aplicar com rigor medidas destinadas a adoptar uma linha de conduta para se conseguiu um turismo de carbono zero”, para o que é necessário adoptar “uma série de políticas que fomentem o turismo sustentável e que reflictam uma sensibilidade face às questões ambientais, sócio-económicas e climáticas”.
O Turismo, diz o secretário-geral da OMT, está a ser chamado à acção e para isso há que “modificar os hábitos, colocar as energias renováveis na vanguarda da resposta internacional” promovendo o processo da Declaração de Davos. É neste âmbito que a o OMT promove, durante todo este ano, uma campanha que terá como momento mais alto as comemorações do Dia Mundial do Turismo no Peru, e uma reunião mundial realizada ao mais alto nível e que agregará agentes públicos e privados em torno da temática das mudanças climáticas.
“Estou seguro de que todos compartilhamos estas preocupações, mas também estou convencido de que agora é o momento de actuar com eficácia para responder aos desafios que nos são colocados”, afirma Francesco Frangialli na sua nota a propósito do próximo Dia Mundial do Turismo.
(Envolverde/Carbono Brasil, 01/07/2008)