SÃO PAULO - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou a realização de um leilão de energia específico para usinas eólicas, como pleiteavam investidores e associações do setor elétrico. "Será um leilão específico para usinas eólicas, a ser realizado no primeiro semestre de 2009", afirmou Lobão durante evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).
A realização de um leilão específico para usinas eólicas faz parte da estratégia do governo federal em incentivar a produção de energias alternativas. Hoje, o Brasil possui apenas 247 megawatts (MW) produzidos de usinas eólicas, apesar de uma potencial identificado de 140 mil MW. Segundo Lobão, a idéia do governo é estimular novos projetos, principalmente no Nordeste e no Rio Grande do Sul, onde estão os melhores ventos para geração eólica.
Enquanto o leilão não é realizado, o executivo contou que o Ministério de Minas e Energia (MME) tem recebido empresas interessadas em novos empreendimentos com a fonte. Lobão revelou que uma chamada Asa Branca, companhia nacional associada a recursos estrangeiros, manifestou a intenção de construir um parque eólico de 4 mil MW em alto mar, no Ceará.
"O projeto já foi apresentado, agora depende dos investidores para viabilizá-lo. O que podemos fazer para ajudar é acelerar a aprovação da usina e disponibilizar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamento", afirmou Lobão, acrescentando que a iniciativa é viável e que já existem empreendimentos semelhantes a este em operação na Europa.
(Por Wellington Bahnemann, Agência Estado, 30/06/2008)