Começa no próximo dia 2 a Feira Internacional e Tecnologias Limpas, que será realizado em Vitória e reunirá especialistas para debater novas possibilidades para o Estado, como a produção de energia renovável e energia limpa, o saneamento ambiental e a situação atual do programa capixaba de materiais reaproveitáveis.
No evento também ocorrerão a posse do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas e o IV Seminário Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Para os ambientalistas, o evento é uma boa oportunidade de cobrar do poder público o que vêm sendo feito neste sentido no Estado e também saber quais são as verdadeiras intenções das grandes poluidoras do Estado que patrocinam o evento.
Ressaltam que o Estado não suporta mais construções de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e afirmam que durante anos a população assistiu à exploração das empresas no Estado simultaneamente às poucas iniciativas para o tratamento de resíduos e a falta de estudos e fiscalização sobre o assunto.
Durante o evento, ocorrerá ainda o III Workshop Estadual de Gestão Integradas de Resíduos Sólidos que colocará em pauta os instrumentos reguladores da política Estadual de Resíduos Sólidos; as oportunidades do mercado ambiental; os mecanismos de desenvolvimento limpo; economia verde, entre outros temas.
Entre os palestrantes que participam do evento estão Bertoldo Silva Costa, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, que falará sobre o uso agrícola do lodo de esgoto; Rafael Azambuja, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que falará sobre gestão regionalizada, e Dalva Ringuiere, que é secretária executiva do Consórcio Caparão e palestrará sobre o econegócio.
Cursos também serão realizados durante todo o evento. Entre eles, o curso de Ecodesign, destinado a estudantes das áreas de design, meio ambiente e projetos sociais, entre outros, com o objetivo de conscientizar sobre a relevância da transformação do resíduo sólido doméstico e industrial, com o foco em sustentabilidade. Além disso, haverá cursos de agricultura orgânica, que vão orientar os participantes sobre os princípios da agricultura sustentável, extratos naturais, compostagem, adubação verde e jardins ecológicos.
O evento será realizado até o dia 4 de julho e os participantes podem se inscrever e ter mais informações através do link http://www.fietec.com.br/programacao/tecnicocientifica.asp?url=programacao
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 30/06/2008)