Uma onça suçuarana foi capturada em Cambé, no Norte do estado, no início da tarde desta segunda-feira (30). O animal estava dentro da Assurel (Associação dos Pequenos Supermercados de Cambé e Região) e deu bastante trabalho para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Força Verde para ser apreendida. A operação de captura durou mais de uma hora.
Os Bombeiros de Arapongas, Norte, foram chamados para ajudar, pois possuem um rifle lançador de dardos tranqüilizantes. O equipamento foi adquirido há uma semana. “Ela (onça) deu muito trabalho. Foram disparados três dardos com sonífero e foi preciso usar força física para prender a onça”, explicou o delegado de Cambé, Valdir Abrão da Silva.
Foram usados três dardos tranqüilizantes para capturar a onçaSegundo o delegado, a onça estava em um bairro bastante populoso, com grande quantidade de crianças e o animal solto poderia causar algum acidente. A captura chamou a atenção dos moradores do bairro, da zona sul da cidade. A onça ficou presa em um corredor estreito, entre uma construção e um prédio.
“Ela poderia sair facilmente dali, mas acho que ficou assustada com a quantidade de pessoas em volta”, disse o delegado Abrão da Silva. A polícia acredita que a onça tenha aparecido somente nesta segunda-feira no local. “Ali é um começo de fundo de vale, com mata ciliar com vários pequenos animais. Acreditamos que ela tenha vindo tentar capturar um animal”, definiu. Os vizinhos avistaram a onça e chamaram a polícia.
A operação de captura foi encerrada por volta das 13 horas. De acordo com a Força Verde de Londrina, a onça foi levada para o Parque da Klabin, em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. O animal foi examinado por veterinários e está bem de saúde. A onça é macho, jovem e pesa cerca de 60 quilos.
(
Gazeta do Povo, 30/06/2008)