O Grupo Executivo que trabalha a questão do Saneamento dentro do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa gaúcha realizou reunião na manhã desta segunda-feira (30/06). Durante a reunião foi apresentado e discutido um relatório preliminar, que deve ser concluído e entregue na tarde de hoje.
O presidente da Assembléia, deputado Alceu Moreira (PMDB), fez uma visita de cortesia ao grupo. Moreira agradeceu o trabalho e a dedicação de todos e pediu que o relatório final produzido pela equipe possibilite a transferência do processo para as mãos da população. Ele disse acreditar na participação qualificada, técnica e sem ranços ideológicos para a solução dos problemas. "Que a Assembléia, a partir deste trabalho, possa aprovar um plano plurianual para os próximos 20 anos", concluiu Moreira.
O diretor do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, disse que os grupos técnicos terão até esta terça-feira (01/07) para a entrega do relatório. Os relatórios serão entregues ao Colégio Deliberativo do Forum Democrático e apresentados à imprensa em evento a ser realizado às 17h no dia 7 de julho, na Assembléia Legislativa. "Cada grupo fará uma exposição breve e os cadernos com os estudos feitos serão entregues ao Colégio Deliberativo, que se reunirá e liberará a publicação definitiva para ser enviada em caráter preparatório das assembléias no interior", adiantou Lucas Coelho.
Lucas Coelho confirmou que as assembléias no interior do Estado ocorrerão a partir de agosto e que o Fórum Democrático está definindo com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento Econômico e Social (Coredes) em quais cidades as discussões serão realizadas.
Para Luiz Carlos Zubaran, encarregado de relatar o documento final do Grupo Executivo do Saneamento, o documento foi feito a muitas mãos. De acordo com Zubaram, a maior dificuldade foi transformar as diversas contribuições num texto consistente e consensual.
"Fizemos uma introdução com questões enfáticas, em seguida fomos trabalhando com a visão do Estado, acolhemos as sugestões das diferentes instituições representadas no grupo e terminamos o relatório com algumas recomendações, muito mais voltadas para as discussões eficientes e eficazes na busca de um resultado do que propriamente de implantação", adiantou Zubaran.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 30/06/2008)