A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Saúde trabalha em aula ensinamentos quanto ao cultivo de hortaliças. O projeto da horta escolar, segundo a diretora Juliana Baierle, é trabalhado em toda a escola. Esse dado pode ser confirmado nas palavras da professora de matemática, Jucinara da Silva. Ela afirma que todos professores da escola trabalham em aula questões ligadas à produção de hortaliças.
A professora Jucinara relata como foi o caminho para conseguir implantar a horta escolar. De acordo com ela, a primeira dificuldade foi quanto ao local da horta, pela falta de espaço na escola. "Com isso, o senhor Válter Baierle cedeu a área", conta. Após, segundo a professora, o problema foi fechar a área, comprar os moirões e cerca. Com isso, a gincana da escola arrecadou dinheiro para o cercamento, feito pelos pais dos alunos.
O projeto da horta escolar também tem o apoio de empresas como a Unifumo, que auxiliou com recursos para compra de ferramentas, como ancinho, pá, enxada, etc. Outra instituição que ajuda a escola é a Afubra. A partir do Programa Bolsa de Sementes, a Afubra orienta os alunos com palestras.
(Por Filipe Faleiro Machado, Folha do Mate, 01/07/2008)